Aug
10
Conheça Rakin – Team Liquid’s Latest League of Legends Pro Player | TL LoL SQUAD – S3EP08


Meu nome é Rafael, a maioria das pessoas me conhecem como ‘Rakin” E eu sou streamer e jogador substituto da Liquid hora ou outra eu dou uns tiros também, tudo. (risadas) Eu faço um pouquinho de tudo! Quando eu vi ele pela primeira vez Eu pensei “tá, esse cara é muito legal” mas eu não sei por quê. Ele tá sempre sorrindo, é muito gentil e respeitoso Ele sempre passa energia, sabe? Ele sempre… está cheio de energia, entende? As pessoas se contagiam com essa energia. É, eu gosto dele.
De início ele parecia aqueles caras mal-encarados, Ele veio para o All Stars, e ele era muito bombado, e tinha um rabo de cavalo, barba cheia, e ele parecia aquele tipo de cara grandão e intimidador, então eu assumi que ele seria um cara mais agressivo, mas nós conversamos um pouco no All Stars, e eu acho que naquele momento eu nem sabia que ele estaria na Team Liquid, e eu comecei a gostar dele ainda mais pois ele é muito amigável, extrovertido, então foi um ponto extra na conversa que tive com ele, desde então só tenho coisas boas para falar sobre ele. Minha história com o League of Legends é bem espalhada na verdade, eu comecei jogando no servidor europeu, apenas partidas normais, enquanto estava ensino médio esperando o período de provas começar. Então joguei um pouquinho no Brasil, depois um pouquinho aqui na América do Norte, tentando me qualificar para a LCS com meu time da Challenger Series, eu voltei para o Brasil e joguei Circuito Desafiante lá por algum tempo, e então eu joguei a nossa versão da LCS, o “CBLoL” por tipo, 2 anos. E agora eu fui contratado para ser um substituto/streamer para a Liquid. Eu recebo comentários divididos dos meus fãs brasileiros, a maioria positivos, tipo, 99% positivo, alguns são tipo “nossa, é muito legal ter um brasileiro na Liquid”, e outros ficam “quando você vai jogar?” E várias pessoas ficam tristes que eu estou streamando bastante, ao invés de dar meu máximo no League of Legends, mas meu foco principal aqui, ao menos para o primeiro split, é realmente produzir conteúdo, e tentar aprender assistindo o pessoal jogar.
– Ser um streamer requer muito mais resistência do que ser jogador profissional pois quando você é jogador profissional existem momentos mais tranquilos entre os jogos onde você pode ficar mais passivo, mas enquanto você streama você deve trazer energia, pois se você não fizer isso sua stream vai sofrer, seus espectadores também, assim como sua carreira no geral. E isso tem que ser consistente, não é sobre ter picos muito altos, é sobre ser consistente com sua agenda, streamar de 16 à 17 horas por semana e garantir que seus espectadores estarão lá a qualquer momento. Eu sinto que meus fãs tem muito carinho por mim, eu sempre fui muito conectado com eles, eu streamo constantemente, posto muita coisa nas redes sociais, então é realmente um reflexo do quão apaixonados os fãs brasileiros podem ser, junto com muito trabalho da minha parte, tentando sempre interagir com os meus fãs o máximo possível. Eu acredito que a participação do meu chat enquanto streamo, são principalmente de pessoas que se sentem próximas de verdade de você, que se sentem amigos próximos, e essa é a atmosfera que eu sempre tento criar. Teve uma vez que minha noiva ficou trancada pra fora, ela esqueceu suas chaves, e eu tive que descer as escadas e ela foi para o chat e falou “chat, eu estou trancada para fora”, e todo mundo me spammou para abrir a porta para ela, e então eu corri escada a baixo sem nenhum calçado, completamente descalço, abri a porta e voltei correndo para a stream. O pessoal adora esse tipo de coisa, pois eles sentem que eles tem impacto direto na minha vida, e eles realmente tem! Eu definitivamente aprendi bastante estando próximo de tantos jogadores, tipo, a gente tem dois campeões mundiais do nosso time, temos uma escalação extremamente forte, e eles também são muito acessíveis. Se eu tenho uma pergunta eu apenas falo “ei, o que você acha sobre isso?” e eles vão conversar comigo sobre, eu converso com o Cain, com o Dodo, com o Jack, todos eles realmente me ajudam a formular uma ideia, e respondem a pergunta que eu fiz. Eu sempre prendo o cabelo, mas é apenas por hoje. Olha isso aqui, “Julius: conhecido por bater um ótimo papo, ótimo motorista de Uber”. Eu não tenho ido na academia, eu só como rosquinhas o dia todo, que pena… a comida aqui é boa demais. – Que coisa era aquela que eu vi que você tweetou… – Com vários pontos de interrogação?
– Sim sim, qual era o vídeo original daquilo? Você tem aí? – Eu provavelmente tenho, é um VOD (gravação da stream), – Sabe “Mario Party”?
– Sim.
– É basicamente uma imitação de “Mario Party” na steam, – E você tem que apertar os botões o mais rápido possível. Então tipo, eu fiquei assim por uns 40 segundos, apertando o botão do meu controle sem parar. Aqui tem uma print do vídeo. – Parece até Attack on Titan.
– Parece que eu estou mordendo o microfone. Mas o que? – Droga… isso tem mais sódio.
– Pois é Não é um retentor de liquido… mas não que eu me importe, eu vou comer de qualquer jeito. Normalmente eu vou para a LCS uma vez por semana, existem algumas semanas em que eu não vou, em outras vou duas vezes, mas é sempre muito animador ficar junto com o pessoal e tipo, tentar participar, comentar em algo aqui ou ali, mas eu honestamente gosto de deixar eles no espaço deles, pois eu sei como é estar nessa mentalidade de “ok, eu preciso vencer aqueles caras, o que preciso fazer para isso?” Você está em outro foco, tem que jogar no palco, então eu tento não incomodar, pois isso é como eu gostaria que fosse comigo. – O que você acha do Crown, Impact?
– O Crown?
– Sim. Eu não sei, eu não sou um midlaner. Mas o Jensen diria que “ele é minha p**a” (o quê?) – Você disse que o Crown é a sua p**a?
– O quê?
– Você disse que o Crown é a sua p**a? – Quando eu disse isso?
– Ele disse que você falou que o Crown é a sua p**a. – Eu acho que você disse isso.
– Eu disse? Eu não ficaria surpreso. Eu não me lembro dizer isso, mas provavelmente não está errado. Viu? viu? Eu estava perguntando pra ele o que ele achava do Crown, e ele disse que você falou que era sua p**a. Rakin tem sido muito apoiador o ano inteiro, ele chega e torce por nós, ele fala que a gente vai conseguir e está sempre muito feliz, e contente de interagir conosco, e eu realmente gosto dele e da sua atitude positiva contagiante. Eu gosto muito da energia na arena, mas quando eu assisto esses jogos eu vejo mais analiticamente, não sendo apenas cara que fica torcendo. É muito bom sentir toda aquela energia da arena, com o pessoal fazendo “let’s go Liquid! (vamos Liquid!)”, mas enquanto eles fazem isso eu estou pensando “o que precisa acontecer?”, “ok, o que está acontecendo agora?”, “quem precisa carregar?”, “qual é a nossa condição de vitória?”, “qual é a condição de vitória deles?”. Então eu tento constantemente usar isso como mecanismo de estudo para mim, e melhorar no League. A Echo Fox vem para essa semana com o sonho do mata-mata vivo depois da sua semana mais difícil até então. A Echo Fox jogou bem como um time, e isso é ótimo para eles, pois se os times não conseguem terminar o jogo rápido, eles serão dominados no fim do jogo. E a pergunta que você tem que fazer para si mesmo é “essa estratégia vai funcionar contra a Team Liquid?”, dos quais estão provavelmente bem bravos de ter perdido alguns jogos recentemente. Ótima levantada do Rush no Xmithie.
A luta será na parte de baixo, e esse é um Apollo muito muito morto, pego de surpresa. Xmithie está com pouca vida. Solo chega com tudo com esse TP. Eles tem 3 membros bem enfraquecidos, do lado da Team Liquid. Eles precisam ser cuidadosos sobre o quão rápido o Solo consegue sair dessa moita- Flash pra frente, Doublelift também gasta o seu, e eles vão pegar o abate no Impact. – Oh, eu estou morto.
– Minha nossa, o Xmithie não está se sentindo muito bem aqui e a Echo Fox está com o jogos nas suas mãos!
– Não da pra falar quem está vencendo agora, é cedo demais no jogo. A TL está com menos um membro, e eles vão perder essa torre do mid, a Echo Fox está correndo pelo mapa todo. Xmithie será perseguido, não tem muito para onde ele ir aqui… – Eles vão 100% para o Barão.
As duas composições são ótimas no fim do jogo, por causa dos ADCs. Kog’Maw no fim de jogo com a Lulu é realmente forte. Pois ele pode simplesmente bater em todo mundo e dar bastante dano, assim como a Jinx. Xmithie provavelmente será pego mais uma vez!
– Eu estou muito morto. O que eles estão fazendo? A Echo Fox está no inibidor! Eles vêem muito respeito da Echo Fox, e lá vão eles! Apollo é atingido!
Ele recua com Crescimento Virente usado nele e agora ele consegue dar 3 tiros no Impact. Dano para cima do Doublelift, ele utiliza o purificar mas eles continuam!
É mais um abate para o Fenix e parece que pode ser o fim, pois a Echo Fox está se erguendo para a vitória. Jensen e Xmithie conseguem apenas se esconder na base enquanto a Echo Fox derrota a Team Liquid. “Echo Fox, Echo Fox, Echo Fox” É muito difícil de forçar jogadas contra o Aatrox e a Lissandra, e eles ficaram constantemente tentando anular o Aatrox, mas não conseguiram. Eles tentaram matar o Aatrox umas 3 ou 4 vezes e ele não morreu nenhuma vez no jogo todo. Foi difícil. Eu não sei o que estava acontecendo naquele jogo, eu estava tipo “que p***a é essa?” Eu me lembro que durante o pick e ban eu vi 1, 2, 3 picks e pensei “p**a m***a, nossa composição está indo pro inferno”, “a nossa composição está um lixo” Nosso draft foi muito ruim, nós não tivemos nenhuma lane vencedora, jungler ruim para completar na nossa composição, mesmo no pior draft do mundo você consegue vencer, você tem algumas chances para ganhar. Ninguém aqui está jogando super bem ou algo assim, mas estamos jogando confortáveis com o que tivemos e conseguimos vencer.
– … fica na parte de baixo e da TP lá. Sim, nós tivemos uma boa situação e estragamos tudo. Normalmente quando a gente perde no Brasil nós ficamos quietos, um tanto retraídos, mas sempre falamos “vamos discutir sobre o jogo amanhã”, mas aqui eles lidam com o problema logo de cara. Eles sentam e pensa “nós erramos aqui e aqui”, “nós poderíamos ter feito melhor no draft”, “esse cara não jogou muito bem”, eles são bem diretos quanto a isso, não colocam muita emoção nisso, pois isso é um trabalho, é uma profissão. Então essa falta de emoção, essa falta de orgulho, focando mais em auto-melhoria e melhoria em time é realmente irresistível, eu amo assistir isso. Depois de uma derrota todos ficam um pouco emotivos, se você não ficar bravo quanto a derrotas, e não está relembrando sobre isso, então você não deveria ser um profissional. Mesmo que por fora estamos tipo, sem aparentar emoções e nos mantendo construtivos sobre isso, é porque isso é uma habilidade treinada com o tempo. É, eu acho que essa é uma grande vantagem do nosso time, a gente normalmente não briga depois de perder, nós resolvemos. “Obrigado por me manter trabalhando seguro” mas o quê? toda impressão deixada para esse cara é “Obrigado por me manter trabalhando seguro e em tempo” 1 ano atrás, 5 meses atrás, e 1 mês atrás. Ele é um cara que consistentemente leva as pessoas para trabalhar seguras. Ele está preso no trânsito. 3 minutos, 2 minutos agora. Na minha escola antiga, a que eu estudei dos 16 aos 18, basicamente meu ensino médio, nós tínhamos que fazer 7 desafios anuais, que eram desafios físicos, e nós vivíamos perto de uma montanha nevada, então um deles era tipo, e era algo como uma escalada de 6 quilômetros, que é como, 4/4.5 milhas, subindo uma montanha nevada no meio da noite. Aquilo foi muito divertido. – Eles jogaram Vayne mid.
– Espera, jogaram de Vayne mid na China? – É por isso que a China é a número 1 E no bot tem Caitlyn e Nami contra Viktor e Tahm Kench em pleno Março de 2019. – É Caitlyn na botlane?
– E no top é uma matchup de Renekton e Sion. Inacreditável. Eu amo a China.
Olha essa Vayne, acabando com o pessoal. Vamos pegar comida, cara.
Esse é o tal do Jensen? – Não tá se sentindo bem hoje cara?
– Não, eu to acabado. – O que tu tá sentindo? Não sei, tipo, eu to indo para a cama umas 3:00, certo? Então eu levando às 4:00 tossindo, tossindo e tossindo, e não consigo parar. E nessa manhã, eu já estava me sentindo doente, mas então ficou bem pior. P**a m***a, eles realmente estão vencendo 2×3! (risadas) Como assim? A C9 está realmente levando a melhor contra a CG? – Eles estão fazendo 2×3 na bot lane.
– Essa m***a acabou. A Academy passou por cima da CG. Imagina se me darem Vladimir em 2019 Eu consigo imaginar isso, pode acontecer Não não não não Eu vi você jogando com ele na ranqueada, todo dia. – Poxa cara, que isso…
– Você tá tentando ficar bom de Vladimir. Espera, eu não sou tão ruim, não estou no nível de um mid main, mas… Eu acho que você tá de boa, é só uma derrota, não? Foram duas derrotas, duas derrotas.
Não, mas no palco eu fui com o E nível 1 pois estavam se separando no mapa e eu disse “preciso puxar a onda de minions!”. Foi uma ótima jogada. Uma grande matchup para o jogo número 4, e se você não percebeu, é uma revanche entre TSM e Team Liquid. É isso aí! Não ficaremos de brincadeira, mas se você for Team Liquid, você não iria querer terminar a temporada com uma série de 3 derrotas seguidas. Não tem desculpas dessa vez, o time deixou claro que eles estão em crise. Vamos ver se eles irão para o dive, eles tem a ultimate dos Kindred. É um Vladimir quem vocês estão divando, a Hemopraga já foi usada, vai para dentro da poça, e da bastante dano no Akaadian que utiliza o Refúgio da Ovelha e é First Blood para a TSM. Agora na parte de baixo chega o Zilean.
Team Liquid está com problemas, e CoreJJ tenta deixar Doublelift seguro, mas aí vem o dano. O Expurgo é utilizado e Doublelift quase sai são e salvo. Bjergsen o elimina com uma bomba e CoreJJ será o segundo, Zven garante esse abate. Será sobre escolher o momento certo, ser bem cuidadoso com essas iniciações e aí vem o Broken Blade! É esse momento que estávamos falando, Broken Blade chega por trás, Impact não consegue chegar na luta, Doublelift será abatido e com mais dano entrando a TSM vai varrendo à todos. CoreJJ cairá para a bomba e aí está, morto! Bjergsen assegura que essa luta será um 3×0. – Eles podem pegar Impact
– Impact, o que você está fazendo cara? 1 contra 5 não é o tipo de luta que você consegue vencer.
– TSM conquistará o Barão aqui. TSM derruba a torre de tier 3 do top e o primeiro inibidor cairá.
– Eu não sei como se vence isso. Vladimir era uma condição de vitória. E a Team Liquid não tem chances de contestar o segundo Barão . Team Liquid decide partir para cima, eles querem o Smoothie, mas Xmithie será eliminado, o atordoamento irá confirmar isso. E a Team Liquid tem que fugir, eles estão tentando se desvincilhar, Impact irá segurar um pouco, mas por quanto tempo mais? – Eles vão conseguir.
– Isso só os protege por um momento – Continua lutando
– Nós precisamos continuar lutando – Ultimate do Zilean, eles tem ultimate do Zilean.
– Estou por 1 golpe – Zilean sem ultimate
– Sim, Zilean sem ultimate.
– Eu ainda tenho ultimate, eu ainda tenho ultimate
– Ok – Quero ultar, quero ultar
– Peguei ele, Kindred.
– Errei. Jogo muito estranho. É… … e a TSM conquista o 2×0 contra a Team Liquid, na fase regular da etapa de primavera. Indo para o mata-mata de uma forma dominante, TSM derrota a TL. A pergunta deve ser feita: “Quem é o favorito do mata-mata agora?” Era de um jeito que a gente não poderia tipo forçar qualquer coisa pra cima deles, ou apenas ir pra cima, pois nós estávamos só recuando, tomando pressão, sem tentar fazer jogadas o jogo todo. Assistir esse jogo dos assentos da frente e tipo, vendo a diferença das performances da TSM e da TL hoje deixa um gosto azedo na nossa boca, certo? E meio que faz você dar um passo para trás e pensar “espera um segundo, esses caras, são uma ameaça”, “esses caras estão fazendo a gente sangrar um pouco”, e nós não podemos deixar isso acontecer no mata-mata. Eu acho que a gente não conseguiu fazer nada, foi bem difícil. Eu tenho algumas teorias que quero discutir com o time, e… é, eu tenho muitos pensamentos sobre qual é o problema com nosso time agora, e sobre como podemos sair dessa. Os treinos ficaram muito ruins, todos os dias tem sido estressantes, E é meio difícil de pensar na LCS de uma maneira positiva pois nós estamos jogando muito mal, mas esses momentos são importantes, pois se todo dia fosse bom então você nunca seria capaz de melhorar. Parece que estou reclamando sobre dias terríveis, mas… isso é necessário para melhorar. É preciso ter dias onde você perde todos treinos e ir ao palco e jogar igual m***a. Esses são os dias em que você aprende mais. Eu não tenho que me preocupar com nós jogando, somos bons jogadores, nós conseguimos fazer isso. Então nós apenas precisamos abrir a nossa mente, precisamos resetar tudo, precisamos não tentar de tudo, apenas precisamos fazer um bom combo. Quando você é parte de um time que está vencendo tanto, assim como nós durante toda a temporada, nós meio que tendemos a relaxar, nem que seja um pouco, e nós tendemos a não aprender tanto, pois eu honestamente acredito que quando perdemos é quando realmente melhoramos, pois é ali que vemos nossos próprios erros nos encarando, e quando vencemos eles não são tão aparentes, mas quando você está perdendo, é aqui que você consegue muita informação para evoluir. Eles sabem o que eles tem que fazer, é óbvio o que eles precisam fazer.
Não é uma questão de ter que ouvir algo pois eles são extremamente capazes, pois todo mundo do time na minha opinião são os mais talentosos nas suas posições específicas para a América do Norte, então eles só tem que dar um passo a frente, é apenas isso, eles só tem que se esforçar e focar um pouco mais, pois eles são extremamente capazes, eles todos são incríveis no jogo, são muito inteligentes. É honestamente algo sobre preparação e estado mental, então está na mão de cada um deles a decisão de dar um passo a frente e começar a atuar do jeito que deveriam.